quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Brasa Elétrica


Objetivos: Discutir os conceitos físicos (diferença de potencial, corrente elétrica, resistência elétrica e luminosidade) envolvidos no experimento de uma “Brasa Elétrica”.  

  
Procedimento Experimental

Montamos o experimento e testamos o circuito como mostrado na imagem 1 abaixo, precisamos fechar o circuito para que circule uma corrente elétrica e verificar se a lâmpada acende.  Em seguida colocamos o filamento da lâmpada de 60W no suporte, como mostra a imagem 2 abaixo, e ligamos o circuito através do interruptor e verificamos o brilho da lâmpada. No experimento realizado, nessa fase, a lâmpada não acendeu. Com o circuito ligado sopramos o filamento de tungstênio e verificamos o que acontece com o brilho da lâmpada. Nesta fase do experimento a lâmpada acendeu, como mostra o vídeo acima. Quando paramos de soprar o brilho diminui e a lâmpada apaga. Soprando novamente a lâmpada volta a acender. O brilho da lâmpada está relacionado com a intensidade da corrente elétrica que a atravessa e quando sopramos o filamento essa corrente aumenta, produzindo um brilho maior.
 
Imagem 1

                                                                Imagem 2


“A resistência elétrica do filamento da lâmpada depende diretamente da temperatura a que o material está submetido. Diminuindo a temperatura do filamento, soprando-o, diminui-se a sua resistência elétrica e isso aumenta a intensidade da corrente elétrica que atravessa o circuito, ampliando o brilho da lâmpada.”

Fonte:  
GASPAR, Alberto. Experiências de Ciências para o Ensino Fundamental. 1. ed. 
São Paulo: Editora Ática, 2005. 327 p.

8 comentários:

  1. Joaquim, montei o mesmo experimento e não funcionou. Retirei o esquema de montagem, inclusive do mesmo livro que você utilizou do Alberto Gaspar. Quando você montou, houve algum problema ou funcionou de primeira? Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Olá Emerson!

    Funcionou na primeira vêz sim, mas tive que quebrar umas três lâmpadas. Também é preciso soprar a resistência bem de perto e suavemente.

    ResponderExcluir
  3. Tentei fazer não deu certo :/
    Quantos voltes tem as lampadas e a bateria é daquelas normal que compramos no mercado ou tem alguma especifica ?

    ResponderExcluir