quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Brasa Elétrica


Objetivos: Discutir os conceitos físicos (diferença de potencial, corrente elétrica, resistência elétrica e luminosidade) envolvidos no experimento de uma “Brasa Elétrica”.  

  
Procedimento Experimental

Montamos o experimento e testamos o circuito como mostrado na imagem 1 abaixo, precisamos fechar o circuito para que circule uma corrente elétrica e verificar se a lâmpada acende.  Em seguida colocamos o filamento da lâmpada de 60W no suporte, como mostra a imagem 2 abaixo, e ligamos o circuito através do interruptor e verificamos o brilho da lâmpada. No experimento realizado, nessa fase, a lâmpada não acendeu. Com o circuito ligado sopramos o filamento de tungstênio e verificamos o que acontece com o brilho da lâmpada. Nesta fase do experimento a lâmpada acendeu, como mostra o vídeo acima. Quando paramos de soprar o brilho diminui e a lâmpada apaga. Soprando novamente a lâmpada volta a acender. O brilho da lâmpada está relacionado com a intensidade da corrente elétrica que a atravessa e quando sopramos o filamento essa corrente aumenta, produzindo um brilho maior.
 
Imagem 1

                                                                Imagem 2


“A resistência elétrica do filamento da lâmpada depende diretamente da temperatura a que o material está submetido. Diminuindo a temperatura do filamento, soprando-o, diminui-se a sua resistência elétrica e isso aumenta a intensidade da corrente elétrica que atravessa o circuito, ampliando o brilho da lâmpada.”

Fonte:  
GASPAR, Alberto. Experiências de Ciências para o Ensino Fundamental. 1. ed. 
São Paulo: Editora Ática, 2005. 327 p.